terça-feira, 23 de abril de 2013

A DISTANCIA ENTRE O SONHO E A REALIDADE CHAMA-SE MUDANÇA DE ATITUDE!

Sim, é possível mudar!
Mas não é da noite para o dia, é preciso deixar velhos hábitos para trás, paciência para esperar os resultados e persistir para comemorar nossas conquistas! 
Há pouco mais de 8 anos atras, alcancei 130 quilos, tinha uma vida "vegetativa", infeliz. Foi quando Deus, através de sua misericórdia me uma grande oportunidade, em 2007 participei de um reality show no SBT, Quem Perde Ganha.
QPG com certeza foi a oportunidade da minha vida, não por ter a oportunidade de perder peso,ganhar prêmios e dinheiro,  Mas sim, porque foi o caminho para eu encontrar o que poderia mudar minha vida de uma forma geral. Através das excelentes profissionais em Nutrição que nos deram suporte no programa , foi que conheci essa ciência tão fantástica e necessária para nossas vidas. ME apaixonei pela profissão.
Em 2012 me formei em Nutrição! 
Tendo todo conhecimento nutricional acreditei que resolveria meu problema com o peso. Elaborei dietas fantásticas e totalmente funcional para mim mesma. Porem via poucos resultados. E me questionava se eu estava realmente preparada para ser uma profissional clinica.
Sim, eu estou preparada para ser uma ótima profissional. O que me faltava era descobrir o que eu realmente queria para mim, e abraçar esta decisão como um objetivo.
A única coisa que ganhei sem fazer esforço foi peso! 
Nada adianta querer se não se mexer para que isso aconteça, descobri que sentada no sofá vendo a vida passar e ficar reclamando é fácil, quer atingir seus objetivos? Procure uma ajuda nutricional, psicológica  física, mas não deixe a vida passar.
Felizmente eu encontrei parte deste suporte em minha profissão, mas procurei ajuda com um educador físico e psicológica.
É preciso MUDANÇA DE ATITUDE! Faça sua parte saindo logo da zona de conforto, pode ser difícil, mas não é impossível!
E não permita que pessoas palpitem em sua vida, em suas escolhas, é um trabalho de você com você mesma! Importante: leve o tempo que for preciso....











segunda-feira, 15 de abril de 2013

NÃO EXISTE MILAGRE, A CHAVE DO SUCESSO CHAMA-SE INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA!!!!


Elaborar um programa nutricional realmente não é fácil. Muitas pessoas esperam a indicação de um produto milagroso que resolva seus problemas ou a prescrição de uma dieta fácil, para ser feita por um curto período. A maioria busca resultados rápidos e com o mínimo de esforço.  Não por acaso, a “industria” da perda de peso e do corpo perfeito fatura milhões no mundo todo. As bancas de revistas e livrarias estão repetas de matérias que prometem dietas infalíveis. Um profissional sério da área da saúde jamais ira validar essas promessas, mas, na esperança de fazer as pazes com o espelho, muita gente acaba não só acreditando, como colocando em risco a própria saúde.

Independente do objetivo, a nutrição exerce papel fundamental. Seja para aumentar a massa muscular, reduzir a gordura corporal, melhorar performance, restabelecer o estado nutricional, otimizar o processo de crescimento em crianças  ou melhorar a qualidade de vida. Será que a alimentação de um triatleta é muito diferente da alimentação de um praticante de musculação? E a dieta de um lutador de MMA pode ser comparada com a dieta de um obeso em processo de emagrecimento?
A resposta é, SIM. Os princípios básicos serão os mesmos. Todos os nutrientes continuam sendo igualmente importantes, sendo as diferenças ajustadas de acordo com as demandas de exercícios ou fatores individuais. Em todos os casos temos que ingerir quantidades adequadas de todos os nutrientes, devemos aumentar ou pelo menos manter a massa/tônus muscular.
Um triatleta, mesmo quando um ganho de massa muscular poderia atrapalhar seu rendimento; deve alimentar-se para não perder tecido muscular. Já o obeso deve, desde o inicio da dieta, fazer um trabalho de redução de gordura corporal, e não simplesmente redução do peso corporal. Já no começo do acompanhamento deve existir a preocupação de manter a massa muscular. E isso é possível com a adequada manipulação da dieta.

POR ONDE COMEÇAR?
Começamos entendendo o organismo e as peculiaridades de cada individuo. Pessoas diferentes percorrem caminhos diferentes, muitas vezes para obter os mesmos resultados. O motivo é que, exceto pelo fato de serem seres humanos, duas pessoas serão sempre diferentes e responderão a tudo de maneira diferente. A chave do sucesso chama-se INDIVIDUALIDADE BIOLOGICA e  INDIVIDUALIDADE BIOQUIMICA.
O tratamento quanto sua individualidade, é mais eficaz por ser feito um rastreamento de verificação de antecedentes,  avaliação de aspectos bioquímicos, genéticos e sua suscetibilidade em desenvolver alguma doença ou síndrome. Ou seja, no caso de pessoas obesas, quais possíveis alimentos estão causando as alterações e até mesmo o ganho de peso. Hábitos alimentares, condições em que o paciente vive como local onde trabalha, pratica atividades físicas, se esta em constante inalação de poluentes ambientais, se eles esta com inflamação, excesso de radicais livre, alterações hormonais e relaciona com as deficiências de vitaminas, minerais e fitoquimicos.

E COMO O PACIENTE SE BENEFICIA COM ISTO?

Planos alimentares feitos baseados na individualidade bioquímica conseguem ser mais eficazes e duradouros para o objeto do paciente alem de prevenir contra as doenças. Os planos são feitos de acordo com o paciente respeitando os limites metabólicos de seu corpo e procurando meios que ajudem a melhorar qualquer tipo de sinal, sintoma como acne, queda de cabelos, dor no estomago, pele resseca, celulites, compulsão por doces, candidiase, a melhorar doenças  como depressão, fibromialgia, artrite, hipotireoidismo, hipertensão e diabetes.
Alem disso, ajuda também o paciente que almeja o emagrecimento, ganho de massa muscular, reforçar as defesas do sistema imunológico, melhorar a memória e centenas de outros. O tratamento modula os seus órgãos para que melhore a causa do que você esta sentindo, ou qual doença esta ou do que deseja melhor.
Mais do que simplesmente indicar o que você pode ou não comer, o nutricionista é o profissional que fará um levantamento detalhado de seus hábitos alimentares e estudara as melhores formar para que você alcançar seu objetivo, sem passar por privações alimentares e carências nutricionais. 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Desvendando a BATATA DOCE!


É batata doce, mas emagrece.

Considerada o carboidrato ideal para atletas, supera os outros tubérculos em vários nutrientes.Possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. Comparada à mandioca, ela também ganha em fibras e cálcio, assim como em proteína, fósforo e potássio. Resultado: estimula o intestino, auxilia no controle do diabetes e do colesterol e, mesmo sendo mais calórica do que a inglesa, a doce ajuda a emagrecer.

O grande responsável por esse alimento favorecer a dieta é o amido resistente. Apesar de ser um carboidrato, ele se comporta como uma fibra insolúvel: resiste às enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo, além de atrair as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais devagar.Por isso, o tubérculo apresenta um índice glicêmico (IG) baixo, menor que o da batata-inglesa. Esse índice mede a velocidade de entrada de glicose na circulação sanguínea após o consumo de um carboidrato. Alimentos com IG alto fazem disparar as taxas de açúcar no sangue. Então, o pâncreas precisa trabalhar dobrado, produzindo muita insulina, que é encarregada de levar o açúcar para dentro das células, mas, em excesso, estimula o organismo a estocar gordura. A batata-doce fornece energia de modo equilibrado, isto é, sem provocar picos de glicose e demanda excessiva de insulina, o que também auxilia na prevenção e tratamento de diabetes tipo 2, além de conferir maior sensação de saciedade. Você demora mais para sentir fome! Algumas presquisas comprovam que, graças ao IG baixo, ela auxilia no emagrecimento.

O amido resistente também derruba a fração nociva do colesterol, o LDL, e o triglicérides, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares. Ao passar pelo intestino grosso, ele é fermentado pelas bactérias do bem (probióticas) e, com isso, ajuda a prevenir prisão de ventre, hemorroidas, doenças inflamatórias intestinais e câncer do cólon.É um alimento rico em vitaminas e minerais. Ela carrega vitaminas A e do complexo B - a primeira é essencial para a saúde dos olhos e da pele, e as demais atuam em várias frentes, em especial no sistema nervoso. A batata-doce também oferece magnésio, ativador de várias enzimas. Já o cálcio é o principal integrante dos ossos; o fósforo traz disposição; e o potássio mantém a pressão arterial controlada. Betacaroteno (quanto mais escura a polpa, maior o teor), antocianina (disponível na variedade roxa) e vitaminas C e E. Essas substâncias ajudam a prevenir câncer, além de combater o envelhecimento precoce das células em geral.

O sabor adocicado combina bem com canela, mel, coco e noz-moscada. Por isso a batata-doce é usada na produção de doces com sabor de infância. Mas experimente empregá-la em pratos salgados, assada ou cozida. Ela pode substituir a batata- inglesa em preparações como sopa, bacalhoada, purê e até salada (confira as receitas sugeridas pela nutricionista Lara Natacci). De preferência, prepare com casca, a fim de preservar os nutrientes. Para ter acesso aos benefícios é preciso ingeri-la regularmente, se possível mais de uma vez por semana. Os atletas consomem com uma frequência maior: antes do treino diário, para que a energia dure mais tempo.

A cada 100 gramas encontramos 116 calorias

DICA PESSOAL:  Particularmente, adoro batata doce assada com orégano e azeite. Não é preciso cozinha la, apenas corte em rodelas ou em petalas
, na largura de um dedo, regre com azeite, cubra com papel alumínio durante 20 minutos. Depois retire e doure. O tempo com o papel alumínio varia muito de forno para forno,portanto verifique se ela esta macia, esse sera o ponto certo para retirar o papel alumínio e doura la. Para quem quer perder peso comendo Batata Doce, indico uma porção de 50 a 60 gramas.